Ponte Nova - Minas Gerais

Sobre Nós

 O Centro Estadual de Educação Continuada (CESEC) Professora Vera Parentoni está situado na cidade de Ponte Nova, município da Zona da Mata Mineira e sede da SRE-Ponte Nova.

O CESEC funciona em três turnos, oferecendo a Educação de Jovens e Adultos, do Ensino Fundamental e Médio, cujos calendários escolares, embasados em legislação específica, preveem um funcionamento contínuo, adequado às necessidades específicas da clientela. Para que seja garantido o processo ininterrupto das atividades escolares, adota-se um sistema de rodízio de férias, estabelecido previamente com o corpo docente e administrativo.

A clientela escolar é constituída de cidadãos na faixa etária entre 15 a 65 anos, nas suas mais variadas modalidades de profissionais: industriários, balconistas, técnicos em enfermagem, policiais, domésticas, mecânicos, pedreiros, pintores, carpinteiros — operários urbanos em geral, bem como trabalhadores rurais e um ou outro funcionário público. Nos últimos três anos, tem surgido, em pequena escala, uma clientela de jovens oriundos de escolas de ensino regular (públicas ou privadas), para aproveitamento de estudos de matéria pendentes nas séries terminais; e ainda, de mães e/ou donas-de-casa, retomando aos estudos para se atualizarem, a fim de darem suporte aos filhos ou reingressarem no mercado de trabalho.

A demanda de alunos do CESEC é de baixa renda e a maioria apresenta baixo nível de desempenho nas diversas áreas de competências, acentuadamente no que requer leitura, escrita, interpretação, raciocínio lógico e domínio de vocabulário. Assim, o maior desafio é desenvolver um trabalho pedagógico que supere a falta de expectativas do aluno. Ele vem em busca de estudo facilitado, de resultados em curto prazo e, de repente, depara-se com a dificuldade imposta pelo seu despreparo. A necessidade imediata de trabalhar para a sobrevivência leva o aluno a querer alcançar o nível exigido para uma colocação no mercado que nem sempre ele consegue concluir. Consequentemente, a baixa autoestima é um ―fantasma‖ que exige atenção e observação para ser vencido com delicadas abordagens, porém indispensáveis para incentivar e motivar o indivíduo a permanecer na escola, evitando sua evasão e repetidos reingressos.

Considerando tais características da clientela, como também da escola de Educação de Jovens e Adultos com modalidade de ensino semipresencial, esse CESEC construiu um modelo pedagógico que propicia aos alunos situações significativas próximas de suas realidades e de seus interesses, recheando o planejamento com projetos viáveis, abordando temas transversais e vivenciais, ajudando-os a entender o mundo e suas transformações e a buscar meios de qualificação para o trabalho e para o bom desempenho funcional.

Em 2009, registrou-se uma importantíssima conquista do CESEC: a implantação dos Cursos de Ensino Médio com Habilitação Técnica, na Área de Gestão — Programa de Educação Profissional (PEP – EJA), que trouxe mais um diferencial a ser aditado em nossa proposta pedagógica e em nosso plano de desenvolvimento de ações: Secretariado e Assessoria / Gestão de Pequenas empresas / Administração Empresarial.

Atendendo a 1400 alunos, já em prédio próprio, o CESEC agrega, ainda, uma demanda flutuante, em datas específicas (semanais, mensais ou bimestrais), de pessoas que procuram a escola para Exames Especiais de Banca, Exames Supletivos de Massa (ENCCEJA e Médio), o que exige planejamento, coordenação e preparo intenso dos funcionários para receber bem essa clientela, informá-la e oferecer-lhe, logisticamente, um ambiente favorável. É também escola credenciada a realizar a certificação dos concluintes do ENEM e dos Exames Supletivos de Massa. Tudo bem de acordo com a realidade da escola, ou seja, extraindo o que for possível daquilo que a clientela traz consigo de positivo e também de barreiras a serem vencidas.

E porque se empenha em cumprir a sua missão educativa, social e cultural, o CESEC de Ponte Nova sente a necessidade de que os olhares se voltem para a Educação de Jovens e Adultos, no cenário brasileiro. É preciso mostrar as experiências bem-sucedidas das gestões empreendedoras dos CESECs, para não se perder de vista seus objetivos de escola democrática, participativa e humanizadora, no coletivo de uma comunidade escolar. Tornar conhecido o trabalho do CESEC Professora Vera Parentoni e de todos os CESEC’s em geral é uma oportunidade relevante para que as escolas procurem sempre vencer suas limitações e ampliar suas potencialidades, estabelecendo linhas de ações que minimizem as dificuldades e ampliem as suas possibilidades de realizações.

Esse CESEC apresenta uma trajetória de crescimento e de conquistas socioeducativas visíveis em resultados, e sente a necessidade de que seja reconhecido esse trabalho desafiador que é a educação de jovens e adultos, ainda pouco contemplada por avaliações sistêmicas, a não ser por instrumentos de avaliação desenvolvidos pela própria escola, atenta às suas responsabilidades com a educação pública. Mantém, ainda, a prática de autoavaliação em reuniões com o corpo docente, discente e administrativo, visando à melhoria dos níveis de aproveitamento dos alunos, à qualidade do ensino, à baixa do nível de evasão, e ao avanço no desempenho dos profissionais que aqui atuam, envolvendo-os num trabalho coerente, participativo e eficaz.

O que essa escola já conquistou deu-lhe condições de concorrer ao Prêmio Estadual em Gestão Escolar, alcançando a premiação em nível regional, tendo em vista:

- o crescimento significativo da demanda escolar, conquistando um espaço de destaque como escola EJA;

- a credibilidade alcançada pela escola, especialmente no Ensino Médio, com aprovação significativa de alunos nos vestibulares dos últimos anos. Isso foi possível após um contínuo trabalho de valorização da escola e da sua forma séria de trabalho, dentro e fora de sala de aula, conscientizando os alunos sobre a necessidade de assumirem o compromisso da própria formação e consequente sucesso. Além de realizar estratégias para a elevação da autoestima do aluno, com atividades de socialização, de interação na escola e com a sociedade, através de eventos culturais, projetos solidários, participação de palestras, trabalhos em grupo, sessões de filmes e apresentações teatrais;

- o investimento na metodologia de projetos idealizados pela escola, com ou sem parcerias, como forma de alcançar o alunado, considerando o caráter específico de atendimento em uma escola EJA, ou seja, matrículas por disciplinas, o que dificulta o contato diário com o educando e faz com que sua frequência seja imprevisível e variável. Observa-se que com a implantação de projetos, especialmente os interdisciplinares, obtém-se melhores resultados na aprendizagem e na aquisição de conhecimentos em geral;

- os projetos específicos da intervenção pedagógica, conforme a necessidade apresentada pelo aluno;

- a preocupação com o bem-estar e satisfação do aluno, oferecendo-lhe espaço agradável, tranquilo, limpo, para estudos, pesquisas e interação com os colegas, professores e demais funcionários; bem como oferta de bom atendimento e recepção. E, ainda, há preocupação com a alimentação, tendo em vista que a maioria chega à escola após sua jornada de trabalho, com horários diuturnos ou com escalas de horários alternados.

Há aspectos ainda a desafiar os processos de gestão, mesmo que se note melhoria geral, nos últimos anos:

- redução da evasão/desistência resultantes de significativas distâncias entre o local de residência do aluno e a escola. Muitos residentes em pequenas localidades da região ou em zona rural, de difícil acesso ou com falta de transporte; jornada e tipo de trabalho exaustivos;

- grande parte dos alunos são pais, com parcos recursos, e não têm onde deixar os filhos ainda crianças. A maioria traz consigo o(s) filho(s) para a sala de aula, onde o professor cria para eles atividades e mecanismos de entretenimento;

Os “pontos fortes” do CESEC:

 ambiente tranquilo. Acolhedor. Nos momentos de atividades em grupo ou durante conversas informais, os alunos expressam o bem-estar que sentem na escola, comentam sobre a tranquilidade do ambiente que favorece a concentração e o trato acolhedor que recebem;

 dependências bem cuidadas e com recursos pedagógicos e tecnológicos satisfatórios;

 o estreitamento entre o trabalho pedagógico e o social, com preocupação de oferecer aos alunos oportunidades de conhecimentos, informações sobre empregos, concursos, com o objetivo de ajudá-los a se reintegrarem ao mercado de trabalho e despertarem para a continuidade dos estudos. Paralelamente, trabalha-se o tema ―inclusão‖ (filmes para debates, leitura de textos e livros sobre histórias de superação, na vida real, palestras, tendo em vista melhorar a autoestima do alunado;

 a união, o bom relacionamento, o dinamismo dos funcionários, em geral; a compreensão e o esforço de todos para criar oportunidades de melhoria para o aluno, dentro da escola e, possivelmente, fora dela.

 O sucesso com a metodologia de projetos.

 

Visite o blog do Cesec de Ponte Nova e veja o trabalho e eventos realizados: https://cesecpn.blogspot.com/

Centro Estadual de Educação Continuada (CESEC) “Professora Vera Parentoni”

Rua Professor Raymundo Martiniano Ferreira, 338 - Bairro Jardim - CEP 35.430-218

Ponte Nova – MG (município sede da SRE - Ponte Nova, Regional Pólo Mata)

Telefone: (31) 3881-1624

E-mails: escola.129127@educacao.mg.gov.br e cpvp.pnova@yahoo.com.br

Blog da Escola: https://cesecpn.blogspot.com/

Direção atual: Terezinha Maria Lessa do Carmo

Vice-direção: Márcia da Consolação Costa Guimarães

Fonte: Informações e fotos enviadas pela Escola.

Agradecimentos especiais ao Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE) da Superintendência Regional de Ensino de Ponte Nova.

Centro de Referência Virtual do Professor – CRV

Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais – SEE/MG

Agosto / 2011

Pesquisar no site

© 2015 Todos os direitos reservados.